"Obtendo produtividade e conhecimento através do investimento em tecnologia da informação"
"Obtem-se mais produtividade e conhecimento junto dos colaboradores de uma empresa através do investimento em tecnologias da informação".
Ésta es básicamente la opinión de Fernando Mari quien reconoce además que las grandes y medianas empresas invierten en personal cualificado -"exigindo destes conhecimentos e responsabilidade"- y le otorgan actualmente una gran importancia a la inversión en nuevas tecnologías y equipamientos.
Para Mari la gestión de contenido y conocimiento tiene como objetivo "compartilhar documentos de maneira rápida e fácil utilizando uma interface baseada em browser dentro da intranet da empresa ou mesmo na Internet, ela tem seu foco voltado para captação, ajuste, padronização, distribuição e gerenciamento dos conteúdos para apoio a toda a empresa, possui algumas características que o tornam seguro e de fácil utilização como, por exemplo: gestão de usuários, criação, edição e armazenamento de conteúdos em diversos formatos, controle de qualidade da informação, classificação, indexação e busca de conteúdo", De este modo la Intranet se convierte en una herramienta perfecta de obtención de productividad para las empresas.
No se puede hablar de la gestión del conocimiento y del contenido sin hacerlo también del capital intelectual, que constituye un bien de la empresa que poseen los trabajadores y no se puede perder. "Economia em treinamentos de novos colaboradores também é um ponto que deve ser levado em consideração, bem como eliminação do risco de perder estas informações com a saída de uma pessoal da organização".
Particularmente interesante me resulta la utilización de Internet por parte de las empresas como "meio de melhorar o relacionamento, facilitar a comunicação entre as pessoas, facilitar o acesso aos dados da empresa mesmo estando fora da mesma. Utilizar a Internet para estudos e crescimento da equipe de trabalho, buscar informações publicadas em artigos, revistas entre outros, isto é realizado pelas empresas e por seus clientes, e tem influenciado no crescimento interno e externo dessas organizações". "Assim, pode ser formatado um sistema de gestão de conhecimento e conteúdo, onde se cria regras, rotinas e utilização de sistemas em que todo o conhecimento, adquirido e restrito a certos indivíduos seja centralizado e posteriormente disseminado dentro da empresa u utilizando recursos como: intranet, grupo de discussão, datawarehouse, etc.." La organización puede de este modo obtener toda esta serie de informaciones de manera "prática, adequada e organizada".
Como bien resume Mari, la conclusión de este artículo es que la gestión de conocimiento y contenido incide mucho en la obtención de productividad para las empresas y organizaciones en un breve periodo de tiempo. Los trabajadores y colaboradores, por su parte, crecen con las organizaciones y, por lo tanto, se vuelven más competitivos en el mercado en que actúan.
Bibliografía recomendada por Mari
[Figueiredo, 2004] Figueiredo, Saulo. P. A Gestão do Conhecimento a partir do E-Mail, setembro, 2004
[Figueiredo, 2004] Figueiredo, Alexandre. A Gestão do Conhecimento e o software aberto, outubro, 2004
[Parreiras, 2004] Parreiras, Fernando. Do GED Á Gestão de Conhecimento foi um Pulo, outubro, 2004
[Economia, 2000] Revista Economia do Estado de Minas, nº 26. Junho, 2000.
* Aumento de Produtividade e Conhecimento através do uso das Tecnologias da Informação, por Jorge Remondes, en su blog comunicacaoempresarial, el 8 de junio de 2005
Ver también el artículo original:
- Obtendo produtividade e conhecimento através do investimento em tecnologia da informação, por Fernando de Mari, en el portal KMOL, en abril de 2005